Spring Text
I Love My Shih Tzu

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cada cão ideal.

Há quem não abra mão de companhia em sua corrida diária — e muitas vezes ela tem quatro patas. Correr com o cachorro deixa o treino mais divertido e diferente e cumpre a saudável função de fazer o bichinho gastar energias. “Tive uma lesão e estou retomando os treinos. A companhia da minha cadela Lua tem sido essencial”, diz o advogado Rodrigo Motta.
“Depois que passamos a correr juntos, há uns seis meses, a Lua se apegou muito a mim. Minha mulher fica até com ciúmes”, brinca. “Estar com a Kimah nesse momento prazeroso do dia só fortalece nossos laços de amizade”, afirma a publicitária Tarsila Novaes, 28 anos, sobre sua golden retriever.
Mas é preciso tomar algumas providências antes de sair trotando por aí com seu cão. Nenhum cachorro ganha pique de maratonista de um dia para o outro. Assim como os humanos, o animal também precisa de condicionamento e treinamento para que o exercício seja eficiente e prazeroso.
Sem isso, ele vai se cansar rápido e acabar atrapalhando o treino do dono. “A vida dos dois precisa estar interligada. O cão deve gostar de correr, além de ter características que permitam compartilhar alguns treinos com o dono”, afirma Miguel Sarkis, professor de educação física e treinador de corrida em São Paulo.
Teoricamente, todos os cachorros podem correr com o dono, mas algumas raças estariam geneticamente mais preparadas. “Há corredores natos, como os galgos. Whippets e border collies também se adaptam bem”, diz a médica-veterinária Silvia Parisi, do portal na internet Web Animal.
Em contrapartida, outros, como bulldogs e pugs, não aguentam exercícios prolongados. “Esses cães com nariz achatado, chamados braquicefálicos, têm de fazer muito esforço para respirar durante a corrida, o que pode levar até a uma parada respiratória”, afirma a médica-veterinária Regina Motta, da clínica Homeo Patas, de São Paulo.

Site: Exame.abril
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário