Spring Text
I Love My Shih Tzu

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comportamento alimentar.

Cães obesos, donos idem
Lia Ades Gabbay*/ Especial para BR Press


(BR Press) - Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma ONG na Inglaterra (chamada PDSA) que, preocupada com a questão, promove concursos de emagrecimento e premia os pets que mais conseguirem perder peso. Participam não só cachorros, mas também gatos e coelhos! O dono do animal campeão ganha um pacote de férias, enquanto o seu bichinho ganha um ano de ração grátis. Olha que incentivo!

Eu como

Achei também um artigo interessante sobre a relação entre o peso dos bichinhos de estimação e o peso de seus donos. Existe alguma correspondência? Se sim, o que significa?

Já que não há relação genética entre as pessoas e seus animais de estimação, e já que estes últimos são dependentes dos primeiros no que diz respeito à sua alimentação e estilo de vida, estudar a relação entre o peso dos donos e o peso dos pets pode nos dar informações importantes quanto ao efeito de atitudes individuais e do ambiente no peso corporal.

Ele come

Adivinhe! Há, sim, relação entre o grau de sobrepeso canino e o sobrepeso de seus donos! Isso sugere que nossos comportamentos em relação a estilo de vida são determinantes do peso dos nossos cães, e que eles são um pouco um reflexo de como tratamos o assunto. Inclusive, o grau de soprepeso do cachorro é relacionado positivamente à duração de sua convivência com seu dono: quanto mais tempo juntos, maior a exposição do cão ao estilo de vida deste.

Olhar para o próprio cãozinho pode nos dar dicas de como estamos lidando com nossa própria saúde. Muita gente, mesmo que envergonhada, acaba admitindo dar ao cachorro salgadinhos industrializados e doces.

Nós caminhamos

Mas há esperança! Aqui não temos um concurso que premia os pets que perdem peso e seus donos, mas sabemos que comer (e alimentar o pet) de forma mais consciente, e gastar energia juntos é de grande ajuda: sair para caminhar regularmente é uma ótima forma de combater o sobrepeso. E é divertido, relaxante, além de reforçar os laços entre cão e dono.
Quer prêmio maior?

(*) Lia Ades Gabbay é psicóloga, com especialização em Psicologia do Comportamento Alimentar, Transtornos Alimentares e Obesidade. Fale com ela pelo e-mail colunistas@brpress.net , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.
Fonte: brpress.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário